quinta-feira, 14 de junho de 2012

COOPERSOL NO SITE DE ITANHAÉM

Bom dia Pessoal!

Veja abaixo a matéria que saiu sobre a cooperativa no site da Preifeitura de Itanhaem, quem quiser conferir aqui esta o site! 




RECICLAGEM - Os funcionários separam os materiais que são vendidos mensalmente para empresas da Cidade e o valor é dividido entre os trabalhadores


Cooperativa ajuda o meio ambiente e gera fonte de renda para famílias


 
 
A Cooperativa Coopersolreciclando é parceira do Programa Reciclando a Favor da Vida 
Toneladas de papel, papelão, plástico, diversos quilos de isopor e até hardware (peças de computador). Estes são alguns dos materiais encontrados na Cooperativa Coopersolreciclando de Itanhaém. No local, que fica no Jardim Bopiranga, trabalham 10 funcionários que são responsáveis pela separação dos materiais.
Confira as fotos da Cooperativa
De acordo com Maria Aparecida da Cruz, uma das trabalhadoras que está no local há mais de um ano e meio, todo o valor dos materiais que são vendidos, é dividido entre os demais da cooperativa. “Nosso trabalho é recompensador. Daqui tiramos nosso sustento e ainda ajudamos o meio ambiente. Uma vez por mês tudo o que é reciclado é vendido para fornecedores daqui mesmo da Cidade e depois eles revendem para outros locais”, explica.
No galpão da cooperativa também são encontrados pilhas e óleo de cozinha usado. O óleo é coletado por uma empresa de São Paulo e transformado em sabão.
Os funcionários recebem sempre cursos de capacitação. Segundo Maria, dois trabalhadores aprenderam a desmontar computadores e assim já venderão as peças separadas. “Eles participaram de um curso da USP e estão aptos para isso”. O lixo eletrônico ainda não está sendo vendido, pois não há local para ser armazenado. “Mas está em construção um galpão no Jardim Oásis, que terá um local próprio para a separação”, explica.
Um dos colaboradores para o aumento de tantos materiais no galpão é o Projeto de Coleta Seletiva Porta a Porta, que cada dia da semana passa pelos bairros do Município. Os recicláveis são retirados por um caminhão no período das 7 às 17 horas, e em dias estabelecidos e assim, encaminhados à Cooperativa.
O caminhão também retira os materiais que ficam nos Postos de Entrega Voluntários (PEV) que estão espalhados pela Cidade. De acordo com Maria Aparecida, muitas pessoas que trabalham durante o dia depositam o lixo reciclável nestes locais, ou então, os colocam aos sábados em frente às residências para que o caminhão os retire.   
Para ela, é muito importante a conscientização ambiental desde cedo. “É muito mais fácil ensinar crianças do que adultos. Meu filho de dois anos, por exemplo, depois que toma iogurte lava o potinho pra reciclar”. Segundo Maria, muitas enchentes acontecem porque as pessoas jogam o lixo que poderia ser reciclado nas ruas e isso entope bueiros. “Muitas vezes dá pra juntar duas vezes mais o volume de lixo reciclável do que o doméstico”.
PROGRAMA - A cooperativa é parceira do Programa Reciclando a Favor da Vida, da Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização. Muitas iniciativas e projetos são feitos pelo Programa para ajudar o meio ambiente. De acordo com a coordenadora do Reciclando, Roseli Raunaimer da Cunha, é preciso investir na coleta seletiva como ferramenta de uma mudança comportamental. “Somente através da mudança podemos gerar a transformação de uma sociedade”.
Neste ano o Projeto coletou mais de 91 toneladas de materiais. Para informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3421-1600, ramal 1360.
Confira os bairros da Coleta Seletiva Porta a Porta:





DIAS DA SEMANABAIRROS
Segunda-feiraCentro e Satélite
Terça-feiraSavoy e Gaivota (lado praia e morro)
Quarta-feiraPraia do Sonho, Belas Artes (região da Chácara das Tâmaras e Santa Terezinha)
Quinta-feiraGuaraú, Baixio, Jardim Mosteiro e Vila São Paulo
Sexta-feiraSuarão, Ivoty e Belas Artes (região do Jardim Ieda e Corumbá)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário